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IPASEAL SAÚDE

Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas
Quarta, 29 Maio 2019 13:16

Exagerou na alimentação? Confira algumas dicas para melhorar a digestão

Fonte: www.selecoes.com.br

Constipação, indigestão e azia não são nada agradáveis, mas é certo que pelo menos uma delas incomodará você em algum momento. Em geral, não há qualquer problema mais sério envolvido, mas não custa nada aprender algumas formas suaves de remediá-las ou simplesmente impedir que surjam. Veja algumas dessas formas de como melhorar a digestão e salve-se de ficar trancada no banheiro:

1. Combata a intolerância à lactose

A intolerância à lactose pode ser responsável por transtornos digestivos. Leite de arroz enriquecido com cálcio ou leite de soja são ótimos substitutos, ou seja ótimas maneiras de melhorar a digestão em geral.

2. Os remédios podem atrapalhar

Verifique os medicamentos. Uma variedade de remédios, como anti-histamínicos e antidepressivos, pode afetar o estômago. Com a finalidade de substituir alguns remédios, você pode optar pela medicina natural. Algumas plantas, ervas e frutas são ótimas para combater a má digestão e a azia. Entretanto, nunca comece um tratamento alternativo sem o acompanhamento de um médico.

3. Cuidado com os antibióticos

Os antibióticos atacam não apenas as bactérias prejudiciais, mas também as bactérias “benéficas” (probióticas), que ajudam a digerir os alimentos no intestino. A fim de repor as bactérias benéficas, tome um suplemento probiótico. Bebidas com leite fermentado e alguns iogurtes são uma boa fonte, ou tome em cápsulas, comprimidos ou pó (disponíveis em lojas de produtos naturais).

4. Beba água o suficiente

Você bebe água suficiente? O adulto precisa de, no mínimo, 2 litros diários de líquido para garantir a digestão e as evacuações eficientes. Em épocas mais quentes, principalmente no verão, tome cuidado para não ficar sem beber água. Adote estratégias para não se esquecer de se hidratar tenha sempre em mãos uma garrafinha com água, sucos leves ou chás digestivos. Não se esqueça de levar para o trabalho também.

5. Inclua fibras em sua dieta

Você não pode esquecer das fibras. Não é difícil obter os 30 gramas diários recomendados de fibras. Experimente frutas frescas ou secas, hortaliças, nozes, feijão cozido e grãos integrais (aumente aos poucos a ingestão, para evitar gases).

6. Invista em exercícios físicos

Movimente-se. A inatividade pode resultar em digestão preguiçosa. Exercícios regulares deslocam a comida pelo intestino com rapidez, além disso, são boas para aumentar a resistência de outros sistemas do corpo. Investir em uma rotina de exercícios físicos e atividades esportivas resulta em benefícios para todas as idades.

7. Deu vontade de ir ao banheiro? Não se demore!

Vá ao banheiro logo que sentir necessidade. Ignorar a urgência provavelmente causará problemas digestivos, como a prisão de ventre. As fezes, quando acumuladas no intestino grosso, podem causar infecções graves. Segurar a vontade enquanto volta para a casa provavelmente não causará grandes problemas. Entretanto, não transforme isso em um hábito regular.

8. Ria bastante!

O riso tem efeito “massageador” nos intestinos e combate o estresse, que pode tornar o intestino preguiçoso. Além disso, o riso é tão poderoso que 15 minutos por dia podem ajudar a combater até infecções! Então, que tal praticar o riso com algumas histórias engraçadas para alegrar o dia?

9. Abacaxi ou kiwi podem ser seus aliados

Coma abacaxi ou kiwí após as refeições. Estes alimentos contêm enzimas que auxiliam a digestão. Ou tente mastigar sementes de cardamomo ou cominho. Tempere a comida com alecrim e hortelã, e coma agrião ou alcachofra de vez em quando. Todos estes alimentos fazem os líquidos digestivos fluírem, e certamente são deliciosas saídas de como melhorar a digestão.

10. Corte a cafeína e os refrigerantes

Diminua a ingestão de cafeína (encontrada no café e no chocolate) e evite refrigerantes e alimentos gordurosos, que podem exacerbar os problemas digestivos.